quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Qualidade De Vida No Trabalho

Introdução

Podemos observar a constante competição na busca pelo diferencial da competitividade no ambiente organizacional, que pode mostrar a busca constante pela qualidade.
Assim é relevante fatores que favoreçam o atendimento e o desenvolvimento do ser humano com ser multidisciplinar reconhecendo assim as suas mais variadas necessidades.
É necessário que as empresas independentemente do seu porte, deixem de lado a idéia de que o homem trabalha exclusivamente para obtenção do salário, que nega seus sentimentos e emoções, que não se frusta com a falta de crescimento, que não se aborrece com o descanso dos seus gestores que apenas lhes cobram suas tarefas e não orientam para a atual situação da empresa, negando-lhe o acesso às informações , tratando-os apenas como uma peça a mais no processo de produção.

Fundamentação Teórica

Nos dias de hoje observamos a crescente preocupação com a qualidade de vida do trabalhador ou seja com o capital humano. Esta preocupação começou depois que se criou uma legislação esepcifica para isso, que é conhecida como (OIT) Organização Internacional do Trabalhador, que é uma melhoria no trabalho.
A relação entre qualidade de vida no trabalho e produtividade e que as empresa gastam furtunas devido a ma administração nos processos.
Hoje o enfoque e que QV biopsicossocial (BPS) é que o homem passa a ser visto como um complexo dinâmico
Camada Biológica: Expressa as caracteristica físicas herdadas ou adquiridas ao nascer e durante toda a vida.
Camada Psicológica: Incorpora os processos afetivos, emocionais e de relaciocinio.
Camada Social: Caracteriza por valores, crenças, o papel na família, trabalho e nos demais grupos.
A compreensão da importância e necessidades do oferecimento de condições favoráveis ao colaborador, é o ponto de partida para o desenvolvimento e implantação de um programa de QVT, que ira favorecer além dos funcionários, `a própria organização, fornecedores e seus clientes diretos e indiretos.
Compreendendo a importância do bem-estar e satisfação dos colaboradores para o sucesso da organização e a conseqüente redução de custos e maximização de seu capital, torna-se pertinente uma revisão da definição teórica do que vem a ser qualidade de vida no trabalho e sua evolução.

Qualidade de Vida no Trabalho


Segundo Limongi-França(1996) Descreve como sendo um conjunto de ações e atividades de uma organização no sentido de buscar e implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho.
QVT refere-se a constante preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores nos aspectos físicos e ambientais da organização como os aspectos psicológicos do local de trabalho onde o colaboradores passam a maior parte do seu tempo.
A QVT é utilizada como ferramenta de indicação das experiências humanas no local de trabalho é uma forma de mensurar o grau de satisfação dos indivíduos que desenvolvem as tarefas.

Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas

De acordo com LIMA (2007) a valorização das relações humanas, ou como também é chamada, administração de pessoal, no trabalho surgiu a necessidade de considerar a importância das variáveis psicológicas e sociais na produtividade.
As organizações modernas tendem cada vez mais a valorizar os seus recursos humanos em busca de maior competitividade, resgatando sua qualidade pessoal, sua auto-estima, motivação; considerando seus valores pessoais, possibilitando, assim, autonomia nas decisões para atingir uma performance que permita ótimos resultados. Também existe grande preocupação com o comportamento das pessoas, já que influenciam direta e indiretamente os objetivos das organizações. O comportamento humano passa a ser estudado por alguns psicólogos que concluem que todo comportamento é motivado, isto é, provocado a partir de alguma necessidade dentro do homem e não imposto a ele.
Define-se como a tentativa de satisfazer uma necessidade, que, por sua vez, é um estado de tensão ou de desequilíbrio resultante da falta, da ausência que sentimos dentro de nós mesmos.
O termo Qualidade de Vida tem sido constantemente utilizado para descrever situações em que, sob diversas óticas e/ou intervenções, procura-se criar condições que agreguem, objetivamente, valor e qualidade à nossa vida. Dado o local destacado que o trabalho ocupa em nossas vidas, era perfeitamente previsível que esta abordagem se ocupasse, também, da Qualidade de Vida no Trabalho. QTV e dos fatores que incorporam satisfação do indivíduo em sua atividade laboral e na humanização das situações relacionadas ao trabalho humano. Qualidade de Vida é uma tendência que só recentemente tem sido aplicada à situação de trabalho; passou a ser um meio para alcançar o engrandecimento do ambiente de trabalho e obtenção de maior produtividade e qualidade do seu resultado, sendo hoje vista como um conceito global e como forma de dimensionar tais fatores, adotando filosofia e métodos para uma maior satisfação do trabalhador em sua atividade profissional.
Existem varias conceituações e formas metodológicas de abordagem em QVT. Independentemente do conceito que os diversos autores adotam, é preciso enfatizar que as categorias conceituais não podem ser vistas de forma excludente ou limitadas, mas de forma sistêmica e em constante interação. Por exemplo, há um equívoco em limitar a QVT a ações relacionadas a lazer (sob as mais diferentes formas) ou preocupações com aspectos da saúde ocupacional e, em particular, ergonomia e ambientes físicos de trabalho, em que pese a importância destes fatores.
Deste modo, numa perspectiva mais abrangente, QVT diz respeito a: remuneração, em seus aspectos de eqüidade ou justiça interna ou externa; condições de saúde e segurança no trabalho, oportunidades para utilização e desenvolvimento de capacidade, oportunidade de crescimento profissional, com segurança de empregos, renda integração social no ambiente de trabalho, proporção ou nível em que direitos e deveres encontram-se formalmente estabelecidos, cumpridos pela organização, além de valorização da cidadania, imparcialidade nas decisões, influência de trabalho em outras esferas de vida do trabalhador, como por exemplo, as relações familiares e relevância social da vida no trabalho ou valorização e responsabilidade das organizações pelos seus produtos e pelos seus trabalhadores, com implicações na imagem e credibilidade da empresa.

Modelo de Walton

Ele foi uns dos pioneiros na sistematização dos critérios e conceitos de QVT, advindo da regulamentação do trablaho de menores jornadas de descanso, descanso semanal.Diz que sua ferramenta de QVT, deve ser trabalhada para construção de uma organizaçãomais humanizada, onde trabalhadores possam usufruir relativos graus de responsabilidades e autonomia, recebendo sempre um grau de feedback no desempenho de suas atribuições.

Conclusão

A qualidade de vida no trabalho vem ganhando expressão cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro dentro das estratégias de gestão de pessoas.
O fato é que por meio de melhorias das condições de trabalho, que fazem parte do escopo dos programas de QVT, os resultados obtidos podem alcançar os objetivos empresariais , auxiliando a organização a enfrentar o ambiente competitivo e a comprometer as pessoas com o negócio da empresa.
O desafio da QVT é aprofundar o reconhecimento da dimensão essencial do compromisso do ser humano com as organizações e gerar melhores condições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu Comentário!