segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Organização e planejamento: a solução para a Síndrome da Urgência


Todos os dias desenvolvemos nossas tarefas, inclusive no trabalho, e o objetivo sempre é que todas elas sejam executadas da melhor maneira. Mas isso muda de figura quando a demanda começa a aumentar ou quando o gestor pede algo e, minutos depois, pede outra tarefa sem que você tenha terminado a primeira. Isto pode se tornar algo desesperador para muita gente. Por este motivo, é fundamental manter a organização para não passar por situações que envolvem um pressão extrema, também conhecida como Síndrome da Urgência.
A Síndrome da Urgência acontece quando muita energia é concentrada em determinadas atividades e as pessoas se veem em meio a urgências e percebem que ainda não fizeram o que realmente precisava ser feito, gerando, por consequência, a falta de concentração, o desvio do foco nas prioridades, desmotivação para cumprir objetivos, entre outras.
Saber separar a urgência da importância é algo fundamental para que a síndrome não aconteça. Para controlar o desespero no momento em que o tempo “reduzir” a dica é concentrar-se no que não pode ser entregue no outro dia, ou seja, o mais urgente, o que realmente não dá para esperar. Isto significa ter disciplina para manter o foco nas tarefas que já estão em andamento e terminá-las. Neste caso, pode-se dizer que a solução para evitar problemas e dar conta de manter a produtividade em alta é priorizar a organização e o planejamento das atividades.
Com menos desespero e mais organização, a sua produtividade aumenta e o cansaço diminuí, possibilitando até que você realize atividades relaxantes, como praticar esportes, por exemplo. Além disso, o seu dia tende a ser muito menos conturbado.

Fonte: administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu Comentário!