terça-feira, 13 de outubro de 2009

MOTIVAÇÃO



Uma pessoa possui muitas necessidades em qualquer momento.
Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança
um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade
que é suficientemente importante par
a levar
a pessoa a agir.

A Teoria de Maslow

A teoria de Maslow é conhecida como uma das importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.






ÉTICA ORGANIZACIONAL

“Falar de ética num mundo competitivo onde a individualidade já não é mais capaz de colaborar eficientemente com o trabalho produtivo, é um desafio, mas ao mesmo tempo uma questão de sobrevivência no mercado.

A globalização da economia criou um mundo novo que exige da empresa responsabilidade e compromisso, para a fidelização de clientes. As empresas devem tratar seus consumidores (internos e externos) com honestidade, clareza e responsabilidade. Agindo dentro de princípios éticos, o profissional dará ao público uma garantia de bom atendimento.

É importante que o profissional tenha uma formação mais sólida e abrangente, que busque ampliar seus conhecimentos, desenvolver sua capacidade de comunicação, de argumentação, de diálogo, lidando habilmente com a rapidez e a agilidade nas informações. Que tenha visão global e flexibilidade para se adaptar a mudanças.

A competitividade e a abertura de mercado tornaram a ética, além de um aspecto do comportamento e das relações humanas, uma questão fundamental para o sucesso da empresa.”
(Texto extraído de: Trevisan, Antoninho Marmo. Ética, mercado e desemprego.)

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

O sucesso de qualquer equipe está na conscientização de seus
membros de que as necessidades, compromissos e problemas
individuais devem estar subordinados aos compromissos,
necessidades e problemas da equipe. Hoje o trabalho está cada vez mais centrado em equipes. Sejam equipes de empregados, ou equipes de manutenção. Quando os membros da equipe não agem com um grupo unido e forte, nada funciona como deveria.

“Várias cabeças sempre pensam melhor do que uma. Quando isso não acontece é porque elas não estão trabalhando em time.” ( Márcia Rocha)

Caso :

Era uma vez três lavradores que trabalhavam juntos. Cada um tinha uma função: o primeiro era encarregado de abrir buracos na terra; o segundo jogava as sementes dentro deles; e a tarefa do terceiro era ir tapando os buracos que já tinham sementes.
Certo dia, o primeiro e o terceiro lavradores estavam trabalhando. Um homem que passava pelo local viu os dois e perguntou: “Mas o que é que vocês estão fazendo??”! Eles responderam: “Estamos plantando sementes?!!  O homem comentou:
Vocês não repararam que o encarregado de jogá-las nos buracos não veio trabalhar???” 
                                                      (Magali Bredariol Gerente de RH da Stefanini)

________________________________________________________________________


Para que o trabalho em equipe possa apresentar os resultados esperados pelas empresas e pelos próprios integrantes da equipe, alguns aspectos são muito importantes:

Tamanho da Equipe – deve ser do tamanho que permite a realização das atividades.
Organização – distribuição das tarefas entre os integrantes da equipe.
Interações entre os integrantes – ligações e processos de comunicação existentes no trabalho.
Competências – diz respeito ao conjunto de competências presentes na equipe.
Estrutura da tarefa – diz respeito à forma como as tarefas guardam relação com a missão e os objetivos da empresa.
Políticas de valorização e recompensa – refere-se a forma com a empresa valoriza e recompensa o desempenho apresentado pelos integrantes da equipe e pela equipe como um todo.
Recursos disponíveis – são os recursos físicos, materiais, financeiros e tecnológicos disponibilizados para equipe, de forma a permitir que realizem o trabalho dentro das condições desejáveis.

TÉCNICAS GERENCIAIS

MISSÃO E FILOSOFIA DA EMPRESA

O que é uma identidade?
É a missão e filosofia da empresa
Missão: é a razão de ser de uma organização. Deve estar explícito a natureza de suas atividades, o campo de ação e os horizontes que atua ou deseja atuar.

Filosofia: são os valores refletidos na cultura e no clima organizacional.

PROCESSO DECISÓRIO

As decisões nas organizações podem ser entendidas como um tipo de ação diferenciada que procurar assegurar as ações corretas. A tomada de decisão é uma das atividades centrais dentro do gerenciamento de pessoas e da própria empresa. É afetada de forma complexa por um número indefinido de variáveis. Os indivíduos, a estrutura, os processos, o tempo, o contexto são diversos fatores, dentre outros que afetam o processo decisório.

ETAPAS DO PROCECESSO DECISÓRIO

1 – Conscientização do problema – procura-se tomar conhecimento do problema a ser tratado.
2 – Identificação do Problema – visa obter informações a respeito do problema identificado, procurando analisá-lo e identificar suas causas e possíveis alternativas que possam a vir solucioná-lo.
3 – Geração de Alternativas – a partir da identificação do problema, procura-se formular alternativas de ação que tornem possível a sua solução.
4 – Avaliação das Alternativas – procura-se identificar as características de viabilidade das alternativas.
5 – Escolha da melhor Alternativa – optar pela alternativa que atenda melhor.
6 – Implementação e Controle – após a decisão da alternativa a ser implementada, deve-se conscientizar das situações adversas que virão em decorrência da decisão tomada e focalizar os resultados.

Portanto o processo decisório ou a tomada de decisões deve considerar quatro dimensões básicas: a natureza do problema, o contexto da empresa, as características dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu Comentário!