Alguns especialistas no final do século XX consideravam o treinamento como um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Recentemente, o treinamento foi considerado como um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem ainda mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Assim as organizações mais bem sucedidas vem buscando maiores investimentos em treinamento e desenvolvimento para seus empregados, na esperança de obterem um retorno garantido a curto prazo.
Na atualidade o treinamento é considerado uma ferramenta importante dentro da organização por ter como foco o ensino de habilidades básicas para o desenvolvimento de pessoas agregando valores para os funcionários, fornecedores e clientes. Assim pode-se enunciar que o treinamento refere-se à habilidade e capacidades, relacionadas com desempenho do funcionário no cargo. Dentro dessa observação cabe ressaltar, e corretamente separar, um outro enfoque dos treinamentos, o conceito de desenvolvimento, que focaliza preparar pessoas para ocupar novos cargos, futuramente dentro da organização.
Treinamento em si é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica e organizada, pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos dentro da organização. Este conceito aplicado à administração, envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho e atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente.
Em algumas organizações, o treinamento é um investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho a fim de reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos propostos. O treinamento não deve ser considerado uma despesa, mas um investimento cujo retorno é altamente compensador para a organização.
Pode-se enunciar que o treinamento envolve quatro tipos de mudanças de comportamento dentro da organização:
• Transmissão de informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, regras e regulamentos, etc., além de proporcionar novos conhecimentos.
• Desenvolvimentos de habilidades, que são conhecimentos relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
• Desenvolvimento ou modificações de atitudes que estão relacionadas ao aumento da motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal da gerência e da supervisão, quanto aos sentimentos e reações das pessoas.
• Desenvolvimento de conceitos no sentido de elevar o nível de abstração e a conceitualização de idéias e de filosofias, desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos.
Esses conceitos de treinamento podem ser observados em sua individualidade ou realizados conjuntamente, dependendo da necessidade e a área onde será realizado o treinamento.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Aqui seu Comentário!