quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Qualidade De Vida No Trabalho
Introdução
Podemos observar a constante competição na busca pelo diferencial da competitividade no ambiente organizacional, que pode mostrar a busca constante pela qualidade.
Assim é relevante fatores que favoreçam o atendimento e o desenvolvimento do ser humano com ser multidisciplinar reconhecendo assim as suas mais variadas necessidades.
É necessário que as empresas independentemente do seu porte, deixem de lado a idéia de que o homem trabalha exclusivamente para obtenção do salário, que nega seus sentimentos e emoções, que não se frusta com a falta de crescimento, que não se aborrece com o descanso dos seus gestores que apenas lhes cobram suas tarefas e não orientam para a atual situação da empresa, negando-lhe o acesso às informações , tratando-os apenas como uma peça a mais no processo de produção.
Fundamentação Teórica
Nos dias de hoje observamos a crescente preocupação com a qualidade de vida do trabalhador ou seja com o capital humano. Esta preocupação começou depois que se criou uma legislação esepcifica para isso, que é conhecida como (OIT) Organização Internacional do Trabalhador, que é uma melhoria no trabalho.
A relação entre qualidade de vida no trabalho e produtividade e que as empresa gastam furtunas devido a ma administração nos processos.
Hoje o enfoque e que QV biopsicossocial (BPS) é que o homem passa a ser visto como um complexo dinâmico
Camada Biológica: Expressa as caracteristica físicas herdadas ou adquiridas ao nascer e durante toda a vida.
Camada Psicológica: Incorpora os processos afetivos, emocionais e de relaciocinio.
Camada Social: Caracteriza por valores, crenças, o papel na família, trabalho e nos demais grupos.
A compreensão da importância e necessidades do oferecimento de condições favoráveis ao colaborador, é o ponto de partida para o desenvolvimento e implantação de um programa de QVT, que ira favorecer além dos funcionários, `a própria organização, fornecedores e seus clientes diretos e indiretos.
Compreendendo a importância do bem-estar e satisfação dos colaboradores para o sucesso da organização e a conseqüente redução de custos e maximização de seu capital, torna-se pertinente uma revisão da definição teórica do que vem a ser qualidade de vida no trabalho e sua evolução.
Qualidade de Vida no Trabalho
Segundo Limongi-França(1996) Descreve como sendo um conjunto de ações e atividades de uma organização no sentido de buscar e implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho.
QVT refere-se a constante preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores nos aspectos físicos e ambientais da organização como os aspectos psicológicos do local de trabalho onde o colaboradores passam a maior parte do seu tempo.
A QVT é utilizada como ferramenta de indicação das experiências humanas no local de trabalho é uma forma de mensurar o grau de satisfação dos indivíduos que desenvolvem as tarefas.
Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas
De acordo com LIMA (2007) a valorização das relações humanas, ou como também é chamada, administração de pessoal, no trabalho surgiu a necessidade de considerar a importância das variáveis psicológicas e sociais na produtividade.
As organizações modernas tendem cada vez mais a valorizar os seus recursos humanos em busca de maior competitividade, resgatando sua qualidade pessoal, sua auto-estima, motivação; considerando seus valores pessoais, possibilitando, assim, autonomia nas decisões para atingir uma performance que permita ótimos resultados. Também existe grande preocupação com o comportamento das pessoas, já que influenciam direta e indiretamente os objetivos das organizações. O comportamento humano passa a ser estudado por alguns psicólogos que concluem que todo comportamento é motivado, isto é, provocado a partir de alguma necessidade dentro do homem e não imposto a ele.
Define-se como a tentativa de satisfazer uma necessidade, que, por sua vez, é um estado de tensão ou de desequilíbrio resultante da falta, da ausência que sentimos dentro de nós mesmos.
O termo Qualidade de Vida tem sido constantemente utilizado para descrever situações em que, sob diversas óticas e/ou intervenções, procura-se criar condições que agreguem, objetivamente, valor e qualidade à nossa vida. Dado o local destacado que o trabalho ocupa em nossas vidas, era perfeitamente previsível que esta abordagem se ocupasse, também, da Qualidade de Vida no Trabalho. QTV e dos fatores que incorporam satisfação do indivíduo em sua atividade laboral e na humanização das situações relacionadas ao trabalho humano. Qualidade de Vida é uma tendência que só recentemente tem sido aplicada à situação de trabalho; passou a ser um meio para alcançar o engrandecimento do ambiente de trabalho e obtenção de maior produtividade e qualidade do seu resultado, sendo hoje vista como um conceito global e como forma de dimensionar tais fatores, adotando filosofia e métodos para uma maior satisfação do trabalhador em sua atividade profissional.
Existem varias conceituações e formas metodológicas de abordagem em QVT. Independentemente do conceito que os diversos autores adotam, é preciso enfatizar que as categorias conceituais não podem ser vistas de forma excludente ou limitadas, mas de forma sistêmica e em constante interação. Por exemplo, há um equívoco em limitar a QVT a ações relacionadas a lazer (sob as mais diferentes formas) ou preocupações com aspectos da saúde ocupacional e, em particular, ergonomia e ambientes físicos de trabalho, em que pese a importância destes fatores.
Deste modo, numa perspectiva mais abrangente, QVT diz respeito a: remuneração, em seus aspectos de eqüidade ou justiça interna ou externa; condições de saúde e segurança no trabalho, oportunidades para utilização e desenvolvimento de capacidade, oportunidade de crescimento profissional, com segurança de empregos, renda integração social no ambiente de trabalho, proporção ou nível em que direitos e deveres encontram-se formalmente estabelecidos, cumpridos pela organização, além de valorização da cidadania, imparcialidade nas decisões, influência de trabalho em outras esferas de vida do trabalhador, como por exemplo, as relações familiares e relevância social da vida no trabalho ou valorização e responsabilidade das organizações pelos seus produtos e pelos seus trabalhadores, com implicações na imagem e credibilidade da empresa.
Modelo de Walton
Ele foi uns dos pioneiros na sistematização dos critérios e conceitos de QVT, advindo da regulamentação do trablaho de menores jornadas de descanso, descanso semanal.Diz que sua ferramenta de QVT, deve ser trabalhada para construção de uma organizaçãomais humanizada, onde trabalhadores possam usufruir relativos graus de responsabilidades e autonomia, recebendo sempre um grau de feedback no desempenho de suas atribuições.
Conclusão
A qualidade de vida no trabalho vem ganhando expressão cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro dentro das estratégias de gestão de pessoas.
O fato é que por meio de melhorias das condições de trabalho, que fazem parte do escopo dos programas de QVT, os resultados obtidos podem alcançar os objetivos empresariais , auxiliando a organização a enfrentar o ambiente competitivo e a comprometer as pessoas com o negócio da empresa.
O desafio da QVT é aprofundar o reconhecimento da dimensão essencial do compromisso do ser humano com as organizações e gerar melhores condições de vida.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Texto o Abacaxi
Juvenal trabalhava em uma empresa há muitos anos. Funcionário sério, dedicado, cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo, estava com 20 anos de casa.
Certo dia, ele procura o diretor da empresa para fazer uma reclamação:
- Sr.diretor, tenho trabalhado durante estes 20 anos na empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado. O Alcides, que está conosco há somente três anos, tem mais chances na empresa e ganha mais do que eu.
O diretor escutou atentamente e disse:
- Juvenal foi muito bom você vir aqui.
- Antes de tocarmos nesse assunto, tenho um problema para resolver e gostaria da sua ajuda. Estou querendo realizar um café da manhã com frutas para nossa equipe após o almoço.
- Vá ao supermercado mais próximo e verifique se eles têm abacaxi.
João, meio sem jeito, saiu da sala e foi cumprir a missão.
Em cinco minutos estava de volta
- E aí, João?
- Verifiquei como o senhor pediu, eles tem abacaxi.
- E quanto custa?
- Isso eu não observei não. De dentro do carro eu perguntei ao balconista do lado de fora do supermercado.
Eles têm quantidade suficiente para atender a todos os funcionários?
- Também não avaliei isso, não.
- Há alguma outra fruta que podemos acrescentar ou até substituir pelo abacaxi?
- Não cheguei a pensar nisso não...
O diretor pegou o telefone e mandou chamar o Alcides. Deu a ele a mesma orientação que dera a Juvenal:
- Alcides, estou querendo oferecer frutas ao pessoal após o almoço. Vá ao supermercado e verifique se eles têm abacaxi, por favor.
Em oito minutos o Alcides voltou.
- Eles têm abacaxi, sim, e em quantidade suficiente para todo a nossa equipe; e se o senhor quiser variar tem também laranja, melão, banana, mamão, kwui, maçã e pêra que estão na promoção do dia. Todos estão a R$0,90 o kilo. Se quisermos descascado o kilo de cada fruta sai a R$ 1,50.
Eu aproveitei e anotei o telefone da tele-entrega que na nossa região é gratuita. Fazendo o pedido até às 11:00hs, eles entregam às 12:00hs. Na taxa de R$ 1,50 eles organizam as frutas em vasilhames que custam R$ 0,50 cada. Montam e decoram. Eu mencionei que o pedido seria em grande quantidade e eles disseram que podem dar um desconto de 5%. Aproveitei e já deixei reservado. Caso o senhor queira fazer o pedido, basta eu ligar para confirmar ou não - explicou Alcides.
O diretor agradeceu as informações e dispensou-o para retornar ao trabalho.
Voltou-se para o João, que permanecia sentado ao lado, e perguntou-lhe:
- João, o que foi mesmo que você estava me dizendo???
Reflitam sobre seus:
C onhecimentos,
H abilidades e
A titudes.
Reflita sobre o seu diferencial e sua capacidade de surpreender, conquistar e solucionar com criatividade.
D iferncial de
E xtrema
U tilidade para o
S ucesso!
Esta estória mostra duas pessoas realizando a mesma tarefa, porém com resultados bem diferentes. Tal diferença está no comportamento, nas atitudes profissionais.
Hoje é necessário adotar atitudes profissionais estratégicas, que mostrem o quanto se está preparado para: lidar com mudanças; gerar soluções criativas; correr riscos e ser persistente ao enfrentar obstáculos; criar auto-motivação, estar sempre atualizado; ter coerência e lógica mostrando sua capacidade profissional e, ter sensibilidade e intuição pelo que se esta realizando.
"Pelas suas atitudes, pessoais ou profissionais, é possível determinar o quão longe você quer chegar na sua vida."
"O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos, ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a chance”.
(Victor Hugo)
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito em primeiro lugar."
(Peter Drucker
O que significa tempo para você?
Você consegue fazer tudo que deseja dentro do seu espaço de tempo?
Você administra bem o seu tempo?
Como dominar a forma de organizar o tempo ? E o Tempo de nossa vida?
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: O passado já se foi, o futuro ainda não chegou, e o presente se torna o passado. Mesmo enquanto procuramos definí-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante, se extingue.(Colton).
Ao longo da história muitos homens têm tentado definir o tempo.
Dentre esses conceitos podemos ilustrar alguns casos da vida cotidiana. Como por exemplo, quando esperamos um ônibus para ir ao serviço e estamos atrasados achamos que este está demorando um “século”, porém se dependêssemos do mesmo ônibus e estivéssemos aguardando uma pessoa para pegá-lo juntos e se este passasse antes da pessoa esperada chegar, acharíamos que o ônibus foi rápido e que a pessoa esperada foi lenta.
O Tempo é relativo. Observando uma cena de futebol, um minuto para o time que está ganhando representa uma hora, e uma hora para o time que está perdendo representa um minuto . Um homem pode ver o tempo de acordo com suas emoções, de acordo com a sua necessidade, porém temos que estar em alerta, se não aprendermos o caminho certo para administrar nosso tempo, estas emoções podem se transformar em desespero, poderão gerar doenças como stress e verdadeiros pesadelos.
O Tempo é o mesmo para todas as pessoas, porém, algumas conseguem fazer mais coisas que as outras. Qual será o segredo destas pessoas?
Se você começar a administrar o seu tempo, verá que seu trabalho será mais produtivo. Há muitos anos as pessoas acreditam no dito popular: “Tempo é dinheiro“.
Como existem princípios para se organizar o trabalho em relação ao tempo, também existem fatores que prejudicam e acabam fazendo do tempo um desperdício:
Quantas vezes, ao fim de um dia de intensa atividade, você se perguntou: “O que é que eu realmente consegui fazer hoje?“ Quando no fundo, você já sabe qual é a resposta.!
Alguns dos fatores que provocam o desperdício do tempo.
(Peter Drucker
O que significa tempo para você?
Você consegue fazer tudo que deseja dentro do seu espaço de tempo?
Você administra bem o seu tempo?
Como dominar a forma de organizar o tempo ? E o Tempo de nossa vida?
Tempo é das coisas mais indefiníveis e paradoxais: O passado já se foi, o futuro ainda não chegou, e o presente se torna o passado. Mesmo enquanto procuramos definí-lo, e como se fosse um relâmpago, num instante, se extingue.(Colton).
Ao longo da história muitos homens têm tentado definir o tempo.
O tempo é ontem.
O tempo é o amanhã.
O tempo é o momento presente.
O sucesso de ontem, os planos para o amanhã.
O tempo é a imagem da eternidade. (Platão)
O tempo é fora da existência humana.
O tempo é a matéria prima inexplicável sobre qualquer coisa.
O tempo é relativo.
O único tempo real é o momento presente.
O único tempo real ou verdadeiro é o dia de hoje.
O tempo é dinheiro.
O tempo é governado pela emoção que existe dentro de cada um.
Com o tempo tudo é possível sem ele nada é possível.
O tempo é uma criação Divina.
O tempo é o amanhã.
O tempo é o momento presente.
O sucesso de ontem, os planos para o amanhã.
O tempo é a imagem da eternidade. (Platão)
O tempo é fora da existência humana.
O tempo é a matéria prima inexplicável sobre qualquer coisa.
O tempo é relativo.
O único tempo real é o momento presente.
O único tempo real ou verdadeiro é o dia de hoje.
O tempo é dinheiro.
O tempo é governado pela emoção que existe dentro de cada um.
Com o tempo tudo é possível sem ele nada é possível.
O tempo é uma criação Divina.
Dentre esses conceitos podemos ilustrar alguns casos da vida cotidiana. Como por exemplo, quando esperamos um ônibus para ir ao serviço e estamos atrasados achamos que este está demorando um “século”, porém se dependêssemos do mesmo ônibus e estivéssemos aguardando uma pessoa para pegá-lo juntos e se este passasse antes da pessoa esperada chegar, acharíamos que o ônibus foi rápido e que a pessoa esperada foi lenta.
O Tempo é relativo. Observando uma cena de futebol, um minuto para o time que está ganhando representa uma hora, e uma hora para o time que está perdendo representa um minuto . Um homem pode ver o tempo de acordo com suas emoções, de acordo com a sua necessidade, porém temos que estar em alerta, se não aprendermos o caminho certo para administrar nosso tempo, estas emoções podem se transformar em desespero, poderão gerar doenças como stress e verdadeiros pesadelos.
O Tempo é o mesmo para todas as pessoas, porém, algumas conseguem fazer mais coisas que as outras. Qual será o segredo destas pessoas?
Se você começar a administrar o seu tempo, verá que seu trabalho será mais produtivo. Há muitos anos as pessoas acreditam no dito popular: “Tempo é dinheiro“.
Como existem princípios para se organizar o trabalho em relação ao tempo, também existem fatores que prejudicam e acabam fazendo do tempo um desperdício:
Quantas vezes, ao fim de um dia de intensa atividade, você se perguntou: “O que é que eu realmente consegui fazer hoje?“ Quando no fundo, você já sabe qual é a resposta.!
Alguns dos fatores que provocam o desperdício do tempo.
- Planejamento inadequado.
- Administração por crise (apagar o fogo).
- Desorganização pessoal.
- Problemas de comunicação.
- Dificuldades em tomar decisões.
- Falta de delegação.
- Incapacidade de dizer não.
- Uso inadequado do telefone.
- Perfeccionismo.
- Falta de estabelecimento de objetivos pessoais.
MOTIVAÇÃO
Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança
um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade
que é suficientemente importante par
a levar
a pessoa a agir.
A Teoria de Maslow
A teoria de Maslow é conhecida como uma das importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
Assinar:
Postagens (Atom)